- SECRETARA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃODivisão de Orientação Técnica - Educação InfantilIndicadores da Qualidade
na Educação Infantil
Paulistana
O que são os Indicadores de Qualidade?
Indicadores são sinais que
revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Por
exemplo: para saber se uma pessoa está doente, usamos vários indicadores:
febre, dor, desânimo, etc. A variação dos indicadores nos possibilita constatar
mudanças (a febre que baixou significa que a pessoa está melhorando).
Aqui, os indicadores
apresentam a qualidade da instituição educação infantil em relação a
importantes elementos de sua realidade: Dimensões.
Esta avaliação foi
elaborada com base em aspectos fundamentais para a qualidade da UE, aqui
expressos em nove dimensões:
1. Planejamento e Gestão Educacional;
2. Multiplicidade de Experiências
e Linguagens em contextos lúdicos para as infâncias;
3. Interações;
4. Promoção da Saúde e Bem estar:
experiências de ser cuidado, cuidar de si, do outro e do mundo;
5. Ambientes Educativos: espaços,
tempos e materiais;
6. Formação e Condições de Trabalho dos educadores e das educadoras;
7. Rede de Proteção Sociocultural: Unidade Educacional,família/responsáveis, comunidade e cidade;
8. Relações Étnico-raciais e de Gênero;
9. Autoria, Participação e Escuta
de bebês e crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário