Atividade ou Experiência?
Educar é construir significados.
Significados são construídos a partir de experiências… vivências que nos atravessam e sensibilizam.
Portanto, educar é planejar e organizar ambientes propícios a experiências.
Mas nem sempre as atividades favorecem os significados…
Significados são construídos a partir de experiências… vivências que nos atravessam e sensibilizam.
Portanto, educar é planejar e organizar ambientes propícios a experiências.
Mas nem sempre as atividades favorecem os significados…
O que você propõe é significativo
para suas crianças? Elas vivem EXPERIÊNCIAS?
A versão mais recente da Base Nacional Curricular para a
Educação Infantil estruturou o currículo da primeira etapa da
Educação sobre campos de experiências…
A Constituição Federal de 19888, em seu Artigo 205, determina que:
a educação, direito de todos e dever do Estado
e da família, será promovida e incentivada com
a colaboração da sociedade, visando ao pleno
desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o
exercício da cidadania e sua qualificação para o
trabalho (BRASIL, 1988)
A relação entre o que é básico-comum e o que é diverso é retomada
no Artigo 26 da LDB, que determina que:
os currículos da Educação Infantil, do Ensino
Fundamental e do Ensino Médio devem ter base
nacional comum, a ser complementada, em cada
sistema de ensino e em cada estabelecimento
escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas
características regionais e locais da sociedade, da
cultura, da economia e dos educandos (BRASIL,
1996; ênfase adicionada).
Assim, a equidade requer que a instituição escolar seja deliberadamente
aberta à pluralidade e à diversidade, e que a experiência
escolar seja acessível, eficaz e agradável para todos, sem exceção,
independentemente de aparência, etnia, religião, sexo ou quaisquer
outros atributos, garantindo que todos possam aprender.
contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares,
identificando estratégias para apresentá-los, representá-los,
exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base
na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens
estão situadas;
*conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar
e engajar os alunos nas aprendizagens;
*criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores,
bem como manter processos permanentes de desenvolvimento
docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento da gestão do
ensino e aprendizagem;
• manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica
e curricular para os demais educadores, no âmbito das
escolas e sistemas de ensino.
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