segunda-feira, 22 de maio de 2017

O CEI tem o objetivo de desenvolver atividades significativas...

Atividade ou Experiência?
Educar é construir significados.
Significados são construídos a partir de experiências… vivências que nos atravessam e sensibilizam.
Portanto, educar é planejar e organizar ambientes propícios a experiências.
Mas nem sempre as atividades favorecem os significados…

provocação experiencia X experiencia
O que você propõe é significativo para suas crianças? Elas vivem EXPERIÊNCIAS?
A versão mais recente da Base Nacional Curricular para a Educação Infantil estruturou o currículo da primeira etapa da Educação sobre campos de experiências



A Constituição Federal de 19888, em seu Artigo 205, determina que:

a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1988)

A relação entre o que é básico-comum e o que é diverso é retomada no Artigo 26 da LDB, que determina que:

 os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos (BRASIL, 1996; ênfase adicionada).

Assim, a equidade requer que a instituição escolar seja deliberadamente aberta à pluralidade e à diversidade, e que a experiência escolar seja acessível, eficaz e agradável para todos, sem exceção, independentemente de aparência, etnia, religião, sexo ou quaisquer outros atributos, garantindo que todos possam aprender.
contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas;
 *conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens;
*criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como manter processos permanentes de desenvolvimento docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento da gestão do ensino e aprendizagem; • manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino.






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